A Pediatria do Século 21

A pediatria de hoje não é a mesma de 30, 40 anos atrás. O mundo passou por grandes transformações nos últimos anos e é natural que a forma de cuidar da saúde infantil tenha mudado. Para acompanhar essas mudanças, o pediatra também teve que se adaptar e buscar conhecimentos e recursos para dar conta das novas demandas.

O pediatra atual deve estar conectado. O acesso a informações sobre saúde tornou-se mais fácil, o que é benéfico, pois possibilita que os pais tenham mais poder de escolha sobre a saúde de seus filhos. Ao mesmo tempo, muitas das informações tem fonte duvidosa e acabam gerando mais ansiedade e medo nos pais. É muito importante que o pediatra atual esteja conectado a todos os meios de comunicação para orientar os pais a buscar informações em locais confiáveis.

O pediatra moderno deve buscar o equilíbrio entre a boa medicina e o aumento dos recursos disponíveis. Uma medicina cada vez mais avançada, coloca a disposição dos pacientes diversos novos medicamentos e exames a cada ano. Isso está nos levando a uma super medicalização das crianças e ainda a inúmeros exames solicitados sem necessidade. Ainda não sabemos o impacto que o excesso de medicamentos terá na vida das crianças num futuro próximo.

Novas questões de saúde começam a surgir em decorrência de um mundo hiper conectado. Essa é a nossa nova realidade e ainda estamos aprendendo a lidar com ela. Se para nós, adultos, está difícil, imagina para as nossas crianças e adolescentes. Devemos lembrar que existem riscos associados a essa enxurrada de tecnologia. O excesso de exposição nas redes sociais e o ciber bullying podem trazer prejuízos emocionais relevantes para os adolescentes, como a depressão, por exemplo. A dificuldade em se desconectar pode atrapalhar o sono e o rendimento escolar, gerar ansiedade, além de trazer prejuízos para a dinâmica familiar.

Muita coisa mudou nos últimos anos e o pediatra deve estar preparado para enfrentar novos desafios ao lado de seus pequenos pacientes e suas famílias.

 

Até a próxima!

 

Dra. Paula Pasqualucci (CRM: 163.053)

contato@paulapasqualucci.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *